adolescente
A adolescência é um período de intensas transformações físicas, mentais e emocionais, e essas flutuações de humor e comportamentais muitas vezes são responsáveis por sentimentos de angústia, depressão e isolamento. Apesar destas manifestações serem normais e fazerem parte do processo evolutivo, de um ritual de passagem, é extremamente importante que seja dada a devida atenção e importância a este momento de estruturação psíquica .

O mundo começa a testar esses jovens, que, por sua vez, também querem testar e experimentar tudo, muitas vezes, para preencher o vazio de múltiplos questionamentos e descobertas.

Exemplo claro disso é a experimentação do álcool e de outras drogas, que pode levar a um quadro de dependência, mas também pode constituir-se em um simples comportamento de experimentação da vida. É fundamental que profissionais especializados no tratamento de adolescentes possam avaliar e acompanhar para saber distinguir a adolescência normal dos quadros patológicos.

Cabe também lembrar que muitas vezes os adolescentes necessitam de ajuda profissional nesse processo de “se tornar adulto”, o qual, mesmo não se tratando de doença mental, pode constituir-se em sofrimento para o adolescente, podendo ele beneficiar-se, e muito, de intervenções psicológicas.

Sendo assim, grupos de apoio à adolescência, grupos terapêuticos para adolescentes, além da psicoterapia individual, são bastante indicados.

Público Alvo:

Adolescentes a partir de 12 anos.


– MUDANÇAS NA ADOLESCÊNCIA
– DESCOBERTA DA SEXUALIDADE
– REDES SOCIAIS E FATORES DE RISCO: AUTOIMAGEM, ENTRE OUTROS TEMAS.


Fale Conosco

Coordenação: Ana Café e Nathalia Fucks

Faça sua pré-inscrição:

Please wait...