Tratamento Psiquiátrico

O Núcleo Integrado, através de um olhar multidisciplinar do adoecimento, busca oferecer avaliação e tratamento personalizado para os mais diversos tipos de diagnósticos dos distúrbios mentais, como: depressão, fobias, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), obesidade, anorexia, bulimia, esquizofrenia etc. Para isso, contamos com psiquiatras e psicólogos qualificados para avaliação, orientação e tratamento de crianças, adolescentes e adultos.

Psiquiatria na Dependência Química e Tratamento Medicamentoso

Síndrome de Abstinência

Uma avaliação psiquiátrica é de fundamental importância e tem como objetivo proporcionar uma abstinência mais duradoura. O tratamento médico farmacológico indicado precocemente pode reduzir a frequência e a magnitude de algumas complicações, porém só deve ser utilizado após a definição dos objetivos gerais de tratamento, que deverá oferecer medidas de suporte clínico e psicológico.

A maior parte dos pacientes pode ser mantida em tratamento ambulatorial. No entanto, aqueles que já tenham antecedentes de síndrome de abstinência grave, com confusão mental, delírios ou crises convulsivas, se beneficiam do tratamento em regime de internação.

Período pós-abstinência e “craving”

O acompanhamento médico psiquiátrico associado ao suporte psicológico podem atenuar síndromes clínicas de início tardio, conhecidas como abstinência “protraída”. Nesses casos, o tratamento farmacológico pode ajudar a reduzir a alta incidência de recaída associada às dependências químicas, que apresentam sintomas de abstinência química (alteração da frequência cardíaca e pressão arterial, tremores, diarreia e sudorese). Porém, nos primeiros seis meses de abstinência, tais sintomas persistem em alguns casos, sendo relatados até dois anos após a abstinência. Sintomas associados a outros estímulos internos podem levar ao “craving” (busca desesperada, compulsiva pelo o uso de droga).

Este tipo de acompanhamento é fundamental para manutenção da abstinência e tratamento de comorbidades.

Fonte: SENAD(Secretaria Nacional Antidrogas)/
OBID (Observatório Brasileiro de
Informações sobre Drogas)


Tratamento Psicoterápico

O Núcleo Integrado é reconhecido no atendimento psicoterápico individual e familiar por sua metodologia sistêmica criativa, utilizando as abordagens Cognitiv0-comportamentais , Arteterapia com base nos 12 Passos e Terapia de Família.

Todo nosso trabalho tem como base a Psicologia Espiritualista e o desenvolvimento através dos 12 Passos.

Nosso método busca o desenvolvimento físico, mental e espiritual dos nossos clientes/pacientes, respeitando seus limites e potencialidades.

Temos uma forma singular de trabalhar com crianças e adolescentes, agregando ao acompanhamento: atendimento à família e visita às instituições de ensino, o que proporciona uma visão diagnóstica ampliada.