Ao Dia do Psiquiatra

Compartilhe
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
(Freeimages.com)
(Freeimages.com)

A psiquiatria é uma área da medicina que, ainda nos dias de hoje, sofre com enorme estigma e preconceito. Para muitos, o psiquiatra é o médico que cuida de loucos. Equívoco que se estende aos pacientes psiquiátricos, frequentemente considerados pessoas “perturbadas”, “fracas” ou mesmo de “pouca fé”.

Esse preconceito atrasa a busca por tratamento adequado e a melhora do paciente. Este, mesmo diante de grande sofrimento psíquico e até mesmo físico, resiste o máximo que pode consultar um psiquiatra. Antes, ele procura outros especialistas: clínicos gerais, cardiologistas, neurologistas. Somente após muita tentativa e erro, quando não se vê livre dos sintomas e não enxerga outra alternativa, é que busca a ajuda da psiquiatria.

É muito importante esclarecer que o psiquiatra é um “médico de louco” sim, mas não apenas. A loucura é um dos transtornos mentais estudados pelo psiquiatra. Além dela existem muitos outros, como ansiedade, depressão, transtorno bipolar, TOC, transtornos alimentares, de personalidade, dependência química etc.

Chico Anysio em defesa da psiquiatria

Em 2011, num vídeo gravado para o Congresso Brasileiro de Psiquiatria daquele ano, o humorista Chico Anysio declarou que sofria de depressão e que, se não fosse o tratamento psiquiátrico, não teria feito nem 20% do que fez em sua vida. Chico contou que se tratava há 24 anos com um psiquiatra e afirmou que o preconceito contra o doente mental e contra o médico psiquiatra era “burrice”: “Ir ao psiquiatra não significa que é doido. Não tem nada a ver uma coisa com a outra. A depressão é uma coisa, a loucura é outra, com tratamentos diferentes”.

Ainda há muito o que ser dito, esclarecido e desmistificado. Mas a partir deste ano, no dia 13 de agosto comemoramos o Dia do Psiquiatra, uma conquista instituída pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em reconhecimento à dedicação dos psiquiatras brasileiros à psiquiatria e aos doentes mentais.

Aos nossos profissionais e a todos os amigos psiquiatras que possibilitam àqueles que sofrem com dores emocionais viver com mais qualidade, a homenagem do Núcleo Integrado.

psidia

Deixe seu comentário