Cante e livre-se da ansiedade e da depressão

Quer ser mais feliz? Junte-se a um grupo de canto e solte a voz.

Ponha seu coração para cantar

Foi o que concluíram Tom Shakespeare e Alice Whieldon, da Universidade de Anglia Leste (Inglaterra).

As pessoas que participaram de um grupo de cantores comunitários – sem qualquer preocupação com o desempenho ou profissionalismo – mantiveram ou melhoraram suas condições inicialmente diagnosticadas de ansiedade e depressão.

Os pesquisadores concluíram que a combinação de canto e socialização foi uma parte essencial da recuperação porque promoveu um sentimento contínuo de pertencimento e bem-estar.

O estudo foi feito em colaboração com o projeto Sing Your Heart Out – “Ponha seu coração para cantar”, em tradução livre. A iniciativa popular organiza oficinas de canto semanal, destinadas a pessoas com condições de saúde mental leves – quadros leves de ansiedade ou depressão – ou para o público em geral.

Cantar para ser feliz

“A principal diferença do Ponha seu coração para cantar em relação aos corais normais é que qualquer pessoa pode participar, independentemente da habilidade. Também há muito pouca pressão porque os participantes não estão ensaiando para uma apresentação. É muito inclusivo e é apenas para diversão.

“O formato também é diferente de um grupo de terapia porque não há pressão para qualquer um discutir sua condição.

“Nós ouvimos os participantes chamando a iniciativa de ‘salvação da minha vida’ e que teria ‘salvo sua sanidade’. Outros disseram que simplesmente não estariam aqui sem ele, eles não teriam conseguido – então nós rapidamente começamos a ver o enorme impacto que o projeto estava tendo.

“Todos os participantes com quem falamos relataram efeitos positivos sobre a saúde mental como resultado direto de participar das oficinas de canto. Mas a chave para todos foi que o modelo Ponha seu coração para cantar induz diversão e felicidade,” escreveram Shakespeare e Whieldon em seu artigo, publicado no BMJ Journal Medical Humanities.

Comments are closed.