Curso de Formação para Conselheiros e Acompanhantes Terapêuticos 2016

Compartilhe
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

13942228_10210031175637658_1720354899_n

Com o objetivo de capacitar profissionais que atuem de forma precisa na abordagem, prevenção e tratamento de dependentes químicos e de outras dependências, a clínica Núcleo Integrado, no Recreio dos Bandeirantes, abre as inscrições para o Curso de Formação para Conselheiros e Acompanhantes Terapêuticos, com início previsto para o dia 6 de setembro e aulas semanais.
O curso terá duração de 6 meses e oferecerá certificado.

O tratamento da dependência química e de outros transtornos mentais requer apoio de uma equipe multidisciplinar, que envolve médicos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas, educadores físicos, conselheiros, entre outros profissionais. Essa abordagem multidisciplinar possibilita mais autoconhecimento e elevação da autoestima do paciente, possibilitando a compreensão do motivo do seu tratamento.
Cabe aos conselheiros e acompanhantes terapêuticos orientar, ajudar, informar, amparar o paciente, assim como seus familiares, garantindo, desta forma, uma maior adesão de todos ao tratamento.

Público alvo:
Psicólogos formados e em formação, assistentes sociais, enfermeiros e técnicos de enfermagem, profissionais de diversas áreas que trabalhem com coaching, médicos e alunos de medicina.

Conteúdo:
– Histórico da dependência química – do modelo moral aos critérios classificatórios atuais
– Classificação e mecanismo de ação das drogas de abuso
– Modelos de tratamento
– Níveis de tratamento
– Por que e quando o Acompanhante Terapêutico
– Técnicas de manejo
– Mecanismos de defesa da doença
– Codependência
– Tratamento familiar
– Neuropsicologia; neurofeedback no tratamento
– Tratamento de adolescentes
– Comorbidades sem dependência química
– Transtorno do pânico e uso de substâncias
– Vivência dos 12 passos

Instrutores:

Ana Café – Diretora do Núcleo Integrado, Psicóloga Clínica, especializada em Reinserção do Paciente Psiquiátrico à Sociedade pela Universidade de Havana (Cuba), especializada na Prevenção e Tratamento do uso de drogas pelo Ministério da Defesa, especializada pela SEPDQ (Secretaria Especial de Prevenção à Dependência Química).

André Sanz – Conselheiro em Dependência Química, atua há dezoito anos em internação e ambulatório através do método Minnesota, Coordenador do ambulatório de Dependência Química do Núcleo Integrado Recreio.

Marcelo Riff – Psicólogo Clínico, Assessor da Coordenadoria de Prevenção às Drogas do Rio de Janeiro, Membro do COMAD RJ, Coordenador do Ambulatório de Dependência Química do Núcleo Integrado.

Angela Hoffman – Terapeuta familiar, Coordenadora do Programa Familiar e da equipe de internação do Núcleo Integrado e do Espaço Village.

Karen Terahata – Criadora do projeto Sem Transtorno, que orienta e aconselha pessoas com transtornos de ansiedade, como o pânico e o TAG (transtorno de ansiedade generalizada); há dois anos, coordenadora do grupo de apoio para pacientes e familiares no Núcleo Integrado.

Paulo Antunes – Arteterapeuta, Conselheiro em Dependência Química, especializado no tratamento através dos 12 passos com arteterapia.

Natalia Fuks – Psicóloga, especializada em Transtornos Alimentares e Obesidade, Terapeuta de Família e graduanda de Nutrição, responsável pelo grupo de adolescentes e de comportamento alimentar no Núcleo Integrado.

Ana Laviana – Psicóloga com especialização em Neuropsicologia e Neurofeedback.

Renato Souza – Diretor Médico do Núcleo Integrado, especialista no tratamento da Dependência Química e nos Transtornos do Impulso e do Sono.

Marcelo Piquet – Médico Psiquiatra, Diretor do Núcleo Integrado Copacabana e Espaço Village, mestrando pelo Instituto de Psiquiatria de Psiquiatria da UFRJ (IPUB)  na área dos Transtornos Obsessivos Compulsivos, capacitado pelo Daytop Village para o tratamento da Dependência Química.

Talma Meireles – Psicóloga Clínica, especializada no Tratamento das Toxicodependências pela PUC-Rio e no manejo do tratamento através do modelo Matrix, de Arteterapia, pela Santa Casa de Misericórdia.

Teresa Raquel Brito – Psicóloga Clínica com especialização em Dependência Química; terapeuta sistêmica de família e casal; terapeuta motivacional com especialização em Terapia Breve Focal; coordenou grupos de dependência química na Santa Casa da Misericórdia-RJ; responsável pelo projeto CAPS-AD da cidade de São Lourenço (MG).

Curso de Formação para Conselheiros e Acompanhantes Terapêuticos 2016
Início: 6 de setembro
Duração: 6 meses
Aulas às terças-feiras, das 18h às 21h
Entrega de Certificado.
Local: Clínica Núcleo Integrado do Recreio – Rua Odilon Martins de Andrade, 593
Investimento: R$ 350,00/mês
Mais informações: (21) 3553-6442
E-mail: administracao@nucleointegrado.med.br
[divider][/divider]

INSCREVA-SE

[iphorm id=12 name=”Curso Formação Conselheiro”]

pag
[divider][/divider]

Deixe seu comentário