Depressão – Tristeza Persistente e Perda de Interesse na Vida

O que é depressão?

Estar deprimido muitas vezes parece ser carregar um fardo muito pesado, mas você não está sozinho nessa luta. Milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de alguma forma de depressão a cada ano, tornando-se um dos transtornos mentais mais comuns.

Obter uma compreensão mais profunda da depressão pode ajudar a iniciar a jornada para a recuperação. Levar algum tempo para aprender mais sobre as causas e sintomas da depressão irá ajudá-lo muito quando chega a hora de considerar métodos de tratamento.

Depressão é mais do que apenas sentir-se triste. Todo mundo se sente chateado ou desmotivado de vez em quando, mas a depressão é mais grave. É um transtorno de humor caracterizado por sentimentos prolongados de tristeza e perda de interesse nas atividades diárias. Se esses sintomas persistirem por um período de pelo menos duas semanas, é considerado um episódio depressivo.

Causas da Depressão

Não há uma causa para depressão, pois depende de uma combinação única de composição genética e condições ambientais de um indivíduo. Existem muitos fatores a serem levados em conta:
• A estrutura física ou química do cérebro
• História da depressão na família
• História de outros transtornos ( ansiedade , transtorno de estresse pós-traumático )
• Eventos estressantes e traumáticos (abuso, questões financeiras, morte de um ente querido)
• Alterações hormonais (ciclos menstruais, gravidez)
• Certos medicamentos (soníferos, medicamentos para pressão arterial)

Tipos de Depressão

Assim como não há uma causa para a depressão, não há apenas um tipo de depressão. Pode assumir muitas formas. Veja alguns:

A depressão maior , como discutimos, é o tipo mais comum de depressão. Muitas vezes, pessoas com depressão maior experimentam episódios recorrentes ao longo de suas vidas.
A distimia é um estado de humor persistente durante um longo período de tempo, até um ano ou mais. Pode ser descrito como se você estivesse vivendo no piloto automático.
Algumas pessoas são mais sensíveis à menor quantidade de luz no inverno.
O Transtorno Afetivo Sazonal é um tipo de depressão causada pela falta de luz solar natural.
Aqueles com Depressão atípica frequentemente relatam sentir um peso em seus membros. Eles podem sofrer de irritabilidade e problemas de relacionamento, além de serem propensos a comer demais e dormir demais.
O Transtorno Bipolar é também chamado de Transtorno Depressivo Maníaco porque envolve a alternância entre mania e episódios depressivos.

Às vezes os episódios depressivos podem se tornar tão graves que alucinações ou delírios estão presentes, a pessoa fica catatônica ou se sente presa na cama. Isso é conhecido como depressão psicótica .
Depressão pós-parto ocorre após o parto. As mães podem se sentir desconectadas de seu novo bebê ou temer que elas machuquem seu filho.
A depressão grave que aparece durante a segunda metade do ciclo menstrual é chamada de Transtorno Disfórico Pré-Menstrual . Afeta a capacidade do indivíduo de funcionar normalmente.
A depressão situacional é desencadeada por um evento de mudança de vida. Pode ser qualquer coisa, desde perder o emprego até a morte de um membro da família imediata.

Sinais e Sintomas da Depressão

Embora existam vários tipos de depressão, muitos deles têm sintomas reconhecíveis semelhantes. Esta lista risca a superfície, mas fornece uma ideia geral do que compreende a depressão:

• Sentimentos persistentes de tristeza, desesperança, inutilidade ou vazio
Irritabilidade, frustração ou inquietação
• Perda de interesse em atividades ou passatempos que costumavam ser agradáveis
• Dificuldade em dormir, distúrbios do sono ou dormir demais
• Fadiga e falta de energia
• Dificuldade para pensar claramente, lembrar, concentrar-se ou tomar decisões
• Apetite ou mudanças de peso
• Pensamentos recorrentes de morte ou suicídio
• Sintomas físicos como dores de cabeça, dores de estômago ou dores nas costas

Experimentar alguma combinação desses sintomas por um período de pelo menos duas semanas provavelmente significa que você está no meio de um episódio depressivo é fundamental que procure imediatamente um médico.

Tratamento

Qualquer tratamento para depressão deve coincidir com uma dieta saudável e horário regular de sono. Pode parecer simplista, mas a importância de cuidar do seu corpo não pode ser exagerada.

Existem vários métodos que você pode usar para aliviar os sintomas da depressão. Todos nós poderíamos nos exercitar com mais frequência, mas o exercício é especialmente útil para a mente deprimida. Ele permite que você lide melhor com o estresse, e as endorfinas liberadas durante o exercício lhe dão um impulso mental.

Para uma abordagem mais prática, experimente especialistas como psiquiatras ou psicólogos. Eles oferecem muitos tipos de terapia, desde terapia de luz para Transtorno Afetivo Sazonal até terapia cognitivo-comportamental que trabalha para mudar seus processos de pensamento.

Comments are closed.