Fale pelo WhatsApp:

Psicóloga Ana Café reforça importância de suporte especializado no desenvolvimento humano

Compartilhe
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
3dc46hds284jes1ly3niag9g1_MárcioMercante_AgenciaODia_RafaelaSilva
Rafaela Silva (Foto: Márcio Mercadante/Agência O Dia)

“Após diversos comentários na internet, focados na vitória maravilhosa de Rafaela Silva e na importância do papel do psicólogo em seu processo de superação, venho mais uma vez fortalecer a importância dos profissionais das emoções e do comportamento no desenvolvimento de todo ser humano.

Muito foi falado sobre a situação social de Rafaela, do quanto ela foi tratada de forma preconceituosa nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Mas esquecemos do quanto essa menina lutou a vida inteira para superar a dificuldade de crescer em um país como o Brasil. Da sorte que teve de encontrar e se inserir em um programa de desenvolvimento social que realmente investiu nela. E do quanto precisamos de programas como esses.

Rafaela é apenas uma brasileira guerreira, determinada e resiliente. O que a psicologia faz é ajudar a aflorar o que já está dentro dela e o que suas crenças básicas talvez não lhe permitissem acessar. Quantas Rafaelas temos por aí! Brancas, negras, pardas… não importa. Não acho que somente a questão social deva ser focada e valorizada, são muitos os jovens de todas as classes que estão se perdendo, ou perdidos, por falta de princípios, métodos e metas.
Precisamos de programas de inclusão social para o povo brasileiro; precisamos que a psicologia chegue de forma consistente às escolas públicas, privadas e profissionalizantes.

O que mais afasta um jovem de seus sonhos é sua falta de autoconhecimento, de reconhecimento de suas habilidades e potencial interno de desenvolvimento.
Parabéns, Rafaela Silva, que seu exemplo acorde muitas Rafaelas adormecidas pela falta de esperança e crença numa vitória possível. “Aquele que não sabia que era impossível foi lá e fez.”.”

anacafe
Ana Café – Psicóloga Clínica, Diretora do Núcleo Integrado, especialista em comportamento da infância e adolescência, e na prevenção e tratamento da dependência química.

 

 

Deixe seu comentário

Ana Café pela vida

Tamo Junto!